Tráfico de Seres Humanos – Relatório 2020

publicada em 18-10-2021

No Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, criado pela União Europeia em 2007 com o objetivo de mobilizar líderes políticos e a sociedade civil para o combate a este problema e fomentar o debate e a partilha de informação e de práticas entre os diferentes atores que trabalham nesta área, o Observatório do Tráfico de Seres Humanos do Ministério da Administração Interna (OTSH/MAI) apresenta o “Tráfico de Seres Humanos – Relatório 2020”.

O Relatório cumpre o reporte anual realizado pelo OTSH/MAI com base nas sinalizações de (presumíveis) vítimas de tráfico de seres humanos registadas durante 2020.

Inclui ainda dados sobre as ações de fiscalização, informação sobre cooperação europeia, dados sobre inquéritos registados, dados sobre vítimas acolhidas em estruturas especializadas e tipo de apoio prestado, dados sobre Autorizações de Residência e, dados sobre o retorno voluntário assistido pela Organização Internacional para as Migrações/Portugal (OIM) e Associação para o Planeamento da Família (APF). Por fim, dados da Justiça via a Direção-Geral da Política de Justiça/Ministério da Justiça.

O Relatório encontra-se estruturado em 5 capítulos:

1) Tráfico de Seres Humanos 2020.
2) Tráfico de Seres Humanos em Portugal.
3) Tráfico de Seres Humanos no Estrangeiro.
4) Proteção e Assistência a vítimas de Tráfico de Seres Humanos.
5) Estatística da Justiça.

Para aceder ao Relatório clique aqui.