Reunião de Relatores Nacionais e Mecanismos Equivalentes e Plataforma da Sociedade Civil sob os auspícios da PPUE2021

publicada em 07-05-2021

Sob os auspícios da PPUE2021, realizou-se entre os dias 06 e 07 de maio, a Reunião do Grupo de Relatores Nacionais e Mecanismos Equivalentes e da Plataforma da Sociedade Civil / Comissão Europeia, Gabinete do Coordenador Europeu Anti Tráfico.

No primeiro dia, a Sessão de Abertura contou com as palavras da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, da Comissária Europeia para os Assuntos Internos e do Coordenador Europeu Anti Tráfico. Foi tema central a nova Estratégia Europeia de Combate ao Tráfico de Seres Humanos 2021-2025. O dia prosseguiu com a reunião paralela das entidades representadas na Plataforma da Sociedade Civil.

No segundo dia, a reunião liderada pela COM e pelo Relator Nacional, teve como oradores convidados o OTSH, a Associação para o Planeamento da Família/Equipas Multidisciplinares Especializadas para a Assistência às vítimas de tráfico, o Representante Especial e Coordenador para o Combate ao TSH da OSCE e o Chefe da Human Trafficking Migrant Smuggling Section da UNODC.

Também em debate, os principais pontos da nova Estratégia Europeia de combate ao Tráfico de Seres Humanos e a sua interligação com outras estratégias europeias, assim como o estado da arte dos Estados membros em matéria de tráfico de seres humanos.