Apresentação

Sabemos que não existem sociedades imunes ao tráfico de seres humanos e que Portugal não é exceção na existência deste crime…
O OTSH

Por isso, enfrentar este problema, sob qualquer forma de manifestação e sob qualquer forma de ação é um dever de todos nós, quer enquanto profissionais com missões e atribuições específicas, quer enquanto cidadãos e cidadãs de um Estado de Direito, onde o primado de intervenção deverá ser sempre o dos Direitos Humanos.

Para combater a opacidade que caracteriza o fenómeno do tráfico – opacidade sobre o que dele conhecemos – e para melhor intervir – prevenção, sensibilização, apoio e/ou combate – foi criado o Observatório do Tráfico de Seres Humanos (Decreto-Lei nº229/2008, 27 de novembro).

Enquadrado no I Plano Nacional contra o Tráfico de Seres Humanos (2007-2010) e com participação ativa nos Planos seguintes, o Observatório é o corolário lógico de uma história de intervenção mais abrangente, de âmbito nacional e transnacional, na qual o Ministério da Administração Interna sempre se mostrou ativo, trabalhando em parceria e demonstrando o seu compromisso para a elaboração de estratégias anti-tráfico.

MISSÃO E VISÃO

QUEM SOMOS?

Missão… Produzir, recolher, tratar e disseminar informação e conhecimento sobre tráfico de seres humanos e outras formas de violência de género, em colaboração com a coordenação do Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos.

Visão… Centro de referência nacional e internacional que contribua para a análise, conhecimento e intervenção sobre o tráfico de seres humanos e outras formas de violência de género.
 ORGANOGRAMA E MODELO RELACIONAL

HISTÓRICO DOS CHEFES DE EQUIPA DO OTSH

  • Atual – Rita Penedo
  • 2010-2013 – Joana Daniel-Wrabetz
  • 2009-2010 – Paulo Machado
  • 2008-2009 – Victor Coelho
Instrumentos de Gestão

REFERENCIAIS ESTRATÉGICOS RELEVANTES PARA A NOSSA AÇÃO

PLANOS DE ATIVIDADES